Texto de Ângelo Oswaldo
PENSAR
Estado de Minas / pagina 3 / 22 de novembro de 1993
PENSAR
Estado de Minas / pagina 3 / 22 de novembro de 1993
Arte em lance de tacos
Gravura de
Anna Amélia
A destacada gravadora mineira
apresenta obras recentes
em exposição na Galeria da Cemig
Anna Amélia
Lopes de Oliveira é nome reconhecido no campo da gravura no Brasil.
Participou
da Bienal de São Paulo. E dirigiu por muito tempo a escola “Rodrigo Melo Franco
de Andrade” da Fundação de Arte de Ouro Preto, Faop, onde criou um importante
atelier destinado à formação das gerações novas. Simultaneamente, levou adiante
uma pesquisa original, que contribuiu tanto para a qualidade das paisagens ouro-pretanas que gosta de gravar quanto para o surgimento de
uma vertente própria, marcada por uma maneira de criar caminhos.
Ao
serializar o que chamou de tacos pelo formato retangular das pranchas, a gravadora
conquistou um elemento chave para a evolução de seu trabalho. A montagem das pranchas
acabou sugerindo-lhe a ideia de um jogo e estimulou a articulação lúdica dos fragmentos
gravados. Como um quebra cabeça com peças para serem armadas, ou no caleidoscópio,
com a seguida transformação da imagem pelo movimento, ela passou a jogar com as
lâminas, de modo a também tirar partido de sua cor. Lembranças dos dominós e
das cartas ultrapassando as formas tradicionais dos próprios jogos, alcançando
novas possibilidades. O formato triangular adveio dessa movimentação.
Através do
gesto lúdico, Annamélia expandiu a dimensão de seus trabalhos, ao multiplicar
as lâminas e ampliar as superfícies ocupadas. Figuras gravadas começaram a
dialogar entre si, e essa nova relação acabou por insinuar a colagem. Assim
fragmentos de impressão diversas se superpuseram às peças gravadas, permitindo
à artistas resultados inéditos. A gravura torna-se uma soma de técnicas e
potencialidades, aguçando ainda mais a criatividade da autora. Pode-se dizer
com o poeta, que o lance de tacos não abole o acaso: a artista se compraz com a
reinvenção proposta aleatoriamente pelas laminas, deixa-se conduzir, mas, ao
mesmo tempo atinge pontos que já a haviam fascinado. É assim que por vezes,
narrativas parecem querer entrarem cena em questões que inquietam a
sensibilidade da gravadora emergem como a emoção que vem à flor da pele. A raiz
do ludismo também aflora: são jogos que saltam das gravuras para a terceira
dimensão e convidam o espectador a armá-los. Arte e jogo se encaixam. E se completam.
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