sábado, 15 de setembro de 2018




Verbete sobre Annamélia no Dicionário das Artes Plásticas no Brasil
Roberto Pontual
Editora Civilização Brasileira 1969 


ANNAMÉLIA, Anna Amélia Lopes de Moura Rangel, dita (Nova Lima MG 1936).
Desenhista e gravadora. Frequentou a Faculdade de Artes Visuais da Universidade Federal de Minas Gerais, residindo depois em Lagoa Santa e Ouro Preto.
Participou do X Festival Universitário de Arte (Belo Horizonte 1961) / Primeiro Prêmio em desenho e Terceiro em gravura e das mostras de artistas brasileiros contemporâneos na cidade de Lagos (Nigéria 1963) e de artistas mineiros em Brasília (1966) e de artistas mineiros em Brasília (1966), conquistando ainda prêmio de aquisição no XVIIl SMBABH (1963) e no lll SOP (1969), bem como o primeiro prêmio de gravura no Salão da Aliança Francesa (Belo Horizonte 1969). Realizou exposições individuais na Guignard (Belo Horizonte 1966) tem lecionado gravura na Faculdade de Belas Artes e Artes Gráficas de Belo Horizonte.
Maristela Tristão disse a seu respeito em 1966: Se busca retratar não é pela imagem simples das formas, mas pelo que elas contêm de subjetivamente belo (...) E as obras dos grandes mestres do passado ressurgem nos casarios, becos e fachadas, torres e nas sacadas de ferro, rendilhadas agora nas linhas sensíveis, leves e luminosas dos desenhos de Annamelia.
Já Márcio Sampaio registrando o desenvolvimento de seu trabalho, em artigo no Suplemento Literário Minas Gerais (nº 140 5 de julho de 1969), comentou: “Esse trabalho Annamélia continuou até 1966, quando, vindo para Belo Horizonte, iniciou uma fase nova com a atenção voltada para outro lirismo, inspirado na música popular brasileira”. A esta nova fase se seguiu, a partir de 1968, com o aproveitamento dos jogos de cartas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário